terça-feira, 1 de março de 2011

Pai e mãe

Hoje a noite fui ver o pai e a mãe, que voltaram da praia onde moram a mais de 3 anos, preservam a sua casa em Blumenau. Apesar dele ser 8 anos mais velho, é ela com seus 77 anos que está sentindo os problemas da idade apesar de dirigir de lá para cá sempre. Sei que nosso tempo juntos não irá ser mais tão grande, por isso preciso aproveitá-lo ao máximo.

Quando entrei, a Lana (uma das cachorrinhas) estava sobre a barriga dela, e parecia a todo custo querer ficar, mesmo com as insistentes expulsões. Lembramos de como os animais sentem quando nós estamos com algum problema. O pai, sempre disposto, brincando com as cachorras como criança pequena junto com meu filho. Eles não só se completam, como é difícil imaginar que um dia estarão, um sem o outro. Serei órfão das pessoas que mais me apoiaram em toda a vida, e que posso confiar de olhos fechados.

Amanhã, começa a sua bateria rotineira de exames, tão necessários para que possam estar o máximo de tempo por aqui e razão de virem do litoral. A mãe estava com dores de coluna, deitada se queixando do abdômen também. Sob meus protestos, foi na cozinha querendo fazer a janta e ainda brigou com minhas mentirosas desculpas de que nós já havíamos jantado.  Sentimento de cuidar da cria .. a beleza da mãe. Foi difícil resistir àquela comida caseira.

Ela comentou sobre o pai viver inventando coisas para fazer na pria. Ex-torneiro mecânico, santo salvador daquilo que não tinha conserto nos outros lugares, ele gosta de ir no ferro velho, achar algo interessante e ficar consertando. Para fazer um pé de meia vendendo suas "obras"? Não, apenas passar o tempo. Alma de menino em um homem idoso. Sua simplicidade e inteligência sempre me fascinaram. Anda com marca passo, vivem com uma lista tão grande de remédios, mas preservam a força de seu espírito.

Só tenho a agradecer, pelo privilégio de tê-los em minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário